No dia 20 de novembro, a programação do Futura será inteiramente dedicada às diversas temáticas de consciência negra. São sete estreias e uma pré-estreia, alinhadas à proposta do Futura, de sempre defender e promover a educação antirracista e inclusiva no combate à desigualdade social.
A programação do dia reforça as intenções do projeto A Cor da Cultura, da Fundação Roberto Marinho, cujo propósito é valorizar o patrimônio histórico e cultural afro-brasileiro e indígena, mobilizando educadores e a sociedade na promoção das relações étnico-raciais e o cumprimento das leis 10.639 e 11.645. Elas determinam, respectivamente, que os estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, têm que, obrigatoriamente, inserir em seus currículos e na formação dos professores, o ensino da história e culturas negra e indígena.
Confira abaixo os destaques do dia:
Gravados em Ouro Preto, os interprogramas do Reconhecer e Reparar vão trazer temas relacionados ao passado e o presente das populações africana e afro-brasileira. Neste ano, resgatamos as histórias de figuras como Chico Rei e Francisca Mina, explicamos a presença de símbolos africanos na cultura do país, além de agendas relacionadas ao racismo estrutural.
Canções de Redenção (INTER) – Exibição ao longo da programação
Mytikah (7 min.) – 7h50
Ep. 6 – Dandara e Zumbi dos Palmares
Quintal TV (15 min.) – 9h15
T1 Ep.3 – Negritude
Toda Menina Baiana (26 min.) – 10h
Ep. 3 – Identidade África
Reload (14 min.) – 10h30
Ep. 4 – Racismo
Doc Futura: Mimbó (54 min.) – 12h
Preto tá na Moda (25 min.) – 13h
Ep. 4 – Tenka Dara
Entre muitos outros.