Inaugurando o Espaço SerARÁ, em Aracati, no Litoral Leste, a 14ª edição do Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada – Curta Canoa terá sua estreia a partir das 18h30 de terça-feira, 11 de fevereiro, com a exibição do filme “Vicente Fininho, o Homem que Virava Cachorro”, dos cineastas Adriano Lima e Rui Ferreira. Na mesma noite, o espaço receberá atrações culturais com apresentações de repentistas, circenses, danças, exibição do documentário feito em Aracati na época da pandemia e a presença das mulheres labirinteiras de Aracati, que mostrarão seus trabalhos feitos com renda de bilros, uma técnica tradicional de artesanato regional.
Das 47 produções selecionadas, 11 fazem parte da Mostra Infantil, que exibe filmes voltados para o público infantojuvenil, proporcionando uma experiência educativa e lúdica. A Mostra Dragão do Mar inclui dez produções cearenses, valorizando e promovendo o cinema local, e a Mostra Competitiva traz 26 filmes que disputarão a premiação final em categorias como Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia e Melhor Ator/Atriz, incentivando novos talentos do audiovisual brasileiro.
“Será uma semana bem movimentada para os que apreciam a sétima arte, com acesso gratuito nas dependências do novo Espaço SerARÁ, que servirá não apenas aos moradores de Aracati, mas a todo o Brasil”, destaca Adriano Lima, coordenador do festival.
Arte pelas mãos
Durante a abertura do 14º Festival Curta Canoa, haverá a participação do grupo de mulheres labirinteiras de Aracati-CE. Elas vão expor parte de um painel de labirinto que vem sendo produzido desde 2024. O momento acontecerá na entrada do espaço cultural, com exibição de um vídeo com imagens antigas de Canoa Quebrada e peças de labirinto. A iniciativa busca valorizar a tradição artesanal local e ampliar a visibilidade dos trabalhos das labirinteiras na região. A idealizadora Annick Eva de Lima Meier reúne as labirinteiras ativas da praia de Canoa Quebrada no projeto “Céu de Labirinto”, que promove encontros semanais chamados “Café com Cultura”.





























