O município de Aracati é berço da cultura e história da região, sendo uma das mais antigas cidades do Ceará.
Berço de grandes talentos como Jacques Klein, Adolfo Caminha, o ator Emiliano Queiroz que faleceu há duas semanas e do herói nacional, Dragão do mar.
A terra dos bons ventos é um celeiro de artistas e talentos nas mais diversas áreas como música, dança, teatro e esportes. Aracati conta com uma belíssima história e dona de um acervo gigantesco arquitetônico.
O Centro Histórico e Cultural de Aracati, é uma área de grande importância histórica e arquitetônica. Aracati foi um dos primeiros municípios do Ceará a ser fundado, em 1747, e teve grande relevância econômica e cultural, especialmente durante o período colonial e o ciclo do comércio de algodão e açúcar.
As construções do centro de Aracati são conhecidas pelo estilo colonial, com sobrados de fachadas coloridas e ornamentadas, características de um período de prosperidade econômica da cidade no século XVIII e XIX.
Seu Centro Histórico foi tombado pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano 2000, como uma forma de proteger e preservar a rica herança arquitetônica e cultural da cidade.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, que é quase uma catedral, tem mais de 300 anos de história. Outros monumentos históricos e tombados são as igrejas do Rosário, Bonfim, Prazeres, Nicho e os prédios da atual Câmara Municipal, o museu jaguaribano e tantos outros, todos com mais de 200 anos de história.
Além de ser hoje a cidade mais histórica e cultural da região, é a quarta cidade mais antiga do Ceará. Sua fundação fica atrás apenas dos municípios de Aquiraz, Fortaleza e Icó.






























Aracati cidade maravilhosa cidade da bondade do amor rica de bondade gente maravilhosa emfim cheia de pontos positivos tudo isso pra nós e que muitos não reconhece não sou filha de Aracati mas tenho um amor infinito por ela orgulhice do nosso Aracati parabéns pra essa cidade linda maravilhosa